Nome Completo: The World Ends With You
Plataforma: Nintendo DS
Gênero: Action RPG
Produtora: Jupiter Corp
Publicadora: Square Enix
Lançamento: 21/04/2008
Nota: 9,5
Prós:
Jogabilidade maravilhosa e diferente de tudo que já foi feito
Trilha sonora arrasadora e marcante
História fantástica, misteriosa e imersiva
Personagens marcantes e carismáticos
Sistema de experiência dos bottons incentiva o jogador
Vários itens diferentes para comprar
Gráficos de ponta para o DS
Mini-game divertido e desafiante
Contras:
Alguns bottons acabam se confundindo nas batalhas
Com certeza se você tem DS já jogou TWEWY, ou pelo menos já ouviu falar, tanto que não há nada que eu fale que já não foi dito por alguém anteriormente. Mas vamos prosseguir com o review, bem vou deixar bem claro logo de início: jogar The World Ends With You foi a melhor experiência com meu DS desde que o adquiri.
Com certeza se você tem DS já jogou TWEWY, ou pelo menos já ouviu falar, tanto que não há nada que eu fale que já não foi dito por alguém anteriormente. Mas vamos prosseguir com o review, bem vou deixar bem claro logo de início: jogar The World Ends With You foi a melhor experiência com meu DS desde que o adquiri.
A história é misteriosa desde o início já que o protagonista Neku, um garoto rude e sem amizades acorda no meio de uma avenida de Shibuya, isso mesmo, o bairro real e talvez mais famoso de Tóquio. Sem nenhuma memória do que aconteceu Neku é atacado por estranhos seres os quais apenas ele é capaz de enxergar, ele se une à Shiki, uma garota a qual se encontra na mesma situação, para derrotar os misteriosos inimigos e tentar sobreviver, e então….. ah lamento, mas se eu contar mais vou estragar uma das tramas mais incríveis da história dos videogames.
O sistema de batalha é muito confuso de início, mas após uns 30 minutos você já vai lutar como se já conhecesse o game faz tempo. Por que ele é confuso de início? Bem é porque você controla 2 personagens ao mesmo tempo, se isso fosse em um RPG de turnos tudo bem, mas aqui você controla ambos em um Action RPG. Neku é controlado pela Stylus na touch screen, enquanto seu companheiro é comandado pelo D-Pad na tela de cima. Com o companheiro de Neku basta apertar o D-Pad na direção em que estão os adversários para atacar, é possível deixar a I.A. controlá-lo por todo o game caso você não se acostume. Já Neku pode equipar diversos Pins, bottons em português, cada um com um poder e uma maneira de usar. Alguns bottons requerem que você passe a stylus rapidamente sobre o inimigo, como se estivesse desferindo vários cortes, outros que você arraste a stylus na tela fazendo uma linha que infringe dano ao adversário, outros para que sejam ativados necessitam que você assopre no microfone e vários outros diferentes com diversas maneiras de ativá-los. Pena que de vez em quando os efeitos dos bottons se misturem, pode ser que você queira usar a habilidade de cura, mas saia um golpe, embora isso aconteça só de vez em quando.
Obviamente que ao derrotar inimigos você ganha experiência e passa de level, porém seus bottons também passam de level ficando mais fortes e caso você deixe o DS desligado por certo tempo, alguns dias vamos supor, ao religar o portátil você receberá mais pontos de experiência para seus bottons equipados, lhe incentivando à continuar até o fim do game.
Há diversos itens que podem ser comprados e equipados, inclusive todas as roupas de grife que são vendidas na Shibuya de verdade. Talvez esse seja o aspecto que mais me cativou a adorar tanto o jogo, eu não comprava armaduras para fortalecer meus personagens, eu comprava jaquetas, camisetas, shorts, bonés e óculos escuros algo que se assemelha muito mais à nossa realidade. Eu também não tomava poções ou elixirs, eu comia hambúrgueres, tomava milk shakes, tudo ao etilo nipônico moderno.
Os gráficos são muito bons, tudo é bem colorido e estilizado inclusive os personagens, os quais se assemelham bastante aos de Kingdom Hearts. Tudo em Shibuya está bem reproduzido e alguns pontos turísticos reais do bairro também podem ser vistos como a estátua de Hachiko.
A trilha sonora é simplesmente maravilhosa, não há palavras para descrever ao certo, tamanha é a qualidade das faixas que possuem um estilo J-Pop, hip-hop e rock, não gostou de uma música? (algo ainda assim difícil nesse game) Não se preocupe que logo logo começa outra melhor que a anterior. Os diálogos também não deixam a desejar, possuindo conversas bem próximas à realidade e boa dublagem.
Ainda há um mini-game de tabuleiro em que você controla seus bottons em uma arena enquanto tenta derrubar os adversários pra fora usando os poderes mais malucos que eu já vi.
Se você não jogou The World Ends With You não sabe o que está perdendo, as batalhas podem parecer meio confusas de começo, mas quando você pegar a manha não vai querer parar de jogar até desvendar todos os mistérios por trás desse maravilhoso RPG.
Gráficos – 9,5
Som – 10,0
Jogabilidade – 9,0
Diversão – 9,5
Replay – 9,5
NOTA FINAL: 9,5
Nenhum comentário:
Postar um comentário